✎ Por Fernanda Fusco
A partir do segundo semestre de 2017, percebi que alguns dos atuais produtores de conteúdo para YouTube tinham grande influência sobre as crianças da minha turma. Achei um tanto assustador, já que com apenas 5 anos suas brincadeiras e conversas refletiam falas, gestos e temas tratados nos vídeos destes "fenômenos da internet". A situação é preocupante porque, apesar de o conteúdo destes youtubers ser direcionado ao público infantil (com vídeo disponíveis até no YouTube Kids), estimulam comportamentos inadequados como o consumo desenfreado e a preferência por alimentos não-saudáveis.
Confecção coletiva de um mural com rostos felizes |
Conversando com a minha parceira Daniela e considerando o tema de estudos de nosso grupo de formação de professores (cidadania), decidimos que o nosso primeiro bimestre de 2018 seria norteado por ações que visassem conscientizar as crianças a respeito do consumo consciente (um dos princípios da sustentabilidade), a alimentação saudável, valorizar comportamentos éticos e morais, assim como promover reflexões sobre o conceito de felicidade: será que é preciso ter para ser feliz?
Além dos objetivos listados em nosso plano de ensino atual (e divididos pelos campos de experiência de acordo com a BNCC), pensamos em outros objetivos específicos e relacionados aos temas geradores de nossa proposta para o primeiro bimestre. Pretendemos, portanto, fazer com que as crianças:
• Identifiquem, valorizem e dialoguem sobre comportamentos éticos e morais, como a gratidão, a gentileza, o companheirismo, entre outros;
• Reflitam acerca do conceito de felicidade, compartilhem suas opiniões sobre este sentimento e compreendam que não é preciso possuir algo materialmente para ser feliz;
• Conheçam a realidade de crianças que fazem parte de outros grupos sociais, comparem com suas próprias vivências e infiram sobre o que as faz felizes;
• Valorizem atitudes que envolvam o consumo consciente, como a troca de brinquedos e a produção de objetos com materiais reaproveitados;
• Conheçam alguns dos direitos básicos do consumidor, despertando a atenção para instruções de brinquedos, a segurança de produtos, o direito de escolher e propiciar o debate sobre publicidade infantil;
• Conheçam e experimentem os diferentes tipos de alimentos, suas origens e contribuições para a nutrição humana, além de identificar aqueles considerados não-saudáveis;
• Identifiquem comportamentos inadequados nos vídeos de produtores de conteúdo para a internet, como o consumo desenfreado, a preferência por alimentos não-saudáveis e o desperdício;
• Conheçam produtores de conteúdo para a internet que respeitam a infância e que não apelem para o marketing de produtos infantis.
Identificação da palavra felicidade na letra da música de Seu Jorge |
Eu fico besta com esse blog. Que incrivel esse planejamento, a proposta.
ResponderExcluirDurante um tempo fiquei com o fund 1 para aulas extra curriculares e de fato, eles reproduziam o tempo todo o que tinha na internet.
Propostas como a sua são necessárias em sala de aula hoje, eu quando adolescente tive problemas com internet e achava que só com aquilo podia ser feliz, passei por alguns abusos e se não fosse pelos meus pais terem freado vai saber onde iria parar.
É necessário dialogo com crianças e responsáveis sobre o tema.
Parabéns!
Abraços de Luz
Blog Della
www.blogdella.com